terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O Duque e Eu

Título: O Duque e Eu
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 
288

Envolvente e Encantador 
Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo...
 O Duque e Eu é o primeiro livro da série Os Bridgertons, composta por 8 volumes, cada um deles conta a história de um dos irmãos Bridgertons. Algo bem interessante a respeito dessa enorme família, é que seus pais os nomearam em ordem alfabética, do mais velho à mais nova:  Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth. 
 O livro se passa em uma Londres de meados de 1813. A “temporada” está em alta, o momento em que diversas mães da sociedade estão buscando futuros maridos para suas filhas em idade de casar, por isso, frequentam bailes e eventos luxuosos. É aí que surge a história de Daphne Bridgerton (filha número 4) e Simon Basset Hastings.
 Nossa protagonista está em idade de casar (algo que ela deseja muito), sonha em ter marido e vários filhos, um amor como o de seus pais. Entretanto, diferente das outras donzelas, Daphne tem uma personalidade mais forte, é determinada, inteligente e possui uma língua um tanto afiada. Infelizmente ou não, isso faz com que seus possíveis pretendentes a vejam mais como uma “amiga querida”, em vez de como uma esposa. Já faz dois anos que Daphne debutou, recebeu algumas propostas, mas ainda não encontrou alguém que, em sua opinião, pudesse realmente amar.
   “Eu quero um marido. Uma família. Não é tão bobo quando se pensa nisso. Sou a quarta de oito filhos. Só conheço famílias grandes. Não sei se saberia existir fora de uma.” (página 74)
 Paralelo a isso, conhecemos Simon Basset, o mais novo Duque de Hastings que após 6 anos viajando voltou a Londres para cuidar de tudo que herdou de seu falecido pai.  Bonito, rico, dono de lindos olhos azuis e, o mais importante, solteiro; um futuro marido com potencial, prato cheio para as mães casamenteiras. Mas, veja bem, Simon não quer se casar. Ele realmente NÃO que se CASAR jamais, por motivos que você vai descobrir apenas se ler, vou dar uma dica, envolvem traumas de infância. ;)
 Cansado de fugir das situações constrangedoras e das debutantes da temporada, Simon, ao conhecer a irmã de seu melhor amigo Anthony Bridgerton, vê a oportunidade de acalmar os ânimos, unido o útil ao agradável. Ele e Daphne fazem um acordo, a fim de atrair mais pretendentes para ela e afastar as mães casamenteiras, fingem estarem envolvidos. E a questão é: Até que ponto vai ser tudo fingimento?
 Inicialmente, o plano funciona muito bem. No entanto, as coisas fogem de controle, e uma paixão, ou melhor, um amor, surge.
 Eu não costumo ler muitos romances de época, mas, foi uma ótima experiência e realmente pretendo explorar mais livros do gênero. Histórias de amor são atemporais, e Julia Quinn conseguiu criar uma trama envolvente e encantadora.
 As narrações são feitas em 3º pessoa, o leitor acompanha de forma constante o que acontece com o casal. Achei que a autora descreveu bem os costumes daquela época, de repente, sem perceber, somos transportados para Londres de 1813 e foi algo maravilhoso.
 Não posso deixar de citar a misteriosa jornalista fofoqueira Lady Whistledon, que parece saber tudo que acontece entre os membros da sociedade. A cada início de capítulo vemos notas do jornal, com pequenos spoilers do que vai acontecer e isso é  bem divertido.
 A única coisa que tenho que mencionar é certo machismo presente em algumas colocações da história, não que tenha sido culpa da autora, pois infelizmente era a realidade daquela época, mas não deixa de ser um tanto irritante.
 Enfim, O Duque e Eu é um livro apaixonante e muito bem escrito, uma boa pedida para quem gosta de romances de época. Como disse antes, foi uma ótima experiencia e com certeza pretendo ler os outros livros da série.
 Um beijãooo! Até a próximaaa! :)










Ps: O Livro de Gregory, que possivelmente se chamará A Caminho do Altar ainda não foi lançado no Brasil.

2 comentários:

  1. Oi!! Tudo bom?

    Eu não tenho costume de ler livros do gênero (acho que até hoje eu ainda não li nenhum), mas eu tenho esse livro há um tempo na minha estante e já ouvi várias críticas positivas sobre o mesmo. Quem sabe eu comece a ler o gênero com esse livro? Gostei bastante da resenha <3

    Abraços!
    Gabriel Sidney
    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel!
    Quem bom que gostou da resenha. Como eu falei lá em cima, também não costumo ler esse gênero, mas, gostei bastante do livro. Você pode gostar também, eu indico :) Visitei seu blog, achei muito legal, vou visitar mais vezes!
    Abraços!
    *Carolina*

    ResponderExcluir