sábado, 20 de fevereiro de 2016

O Alienista

     
Título: O Alienista
Autor: Machado de Assis
Editora: Ática
Páginas: 48

         Quem é o Louco?         

 Olá pessoal! Hoje vou falar sobre O Alienista, que foi escrito por Machado de Assis, e que se tornou um clássico da literatura brasileira. Foi publicado pela primeira vez em 1882, como um dos contos da obra Papéis Avulsos, antes disso, já havia sido publicado no jornal A Estação. 
  O livro é narrado em terceira pessoa, e devo dizer que flui bastante. Comparado a outros clássicos em que há muitas palavras rebuscadas, pode-se afirmar que o Alienista tem linguagem mais atual. 
 No aspecto da extensão, há uma divergência entre os críticos literários, muitos afirmam que a obra é na verdade uma novela... Até hoje não se chegou a um consenso definitivo.
  A obra faz parte do Realismo, no livro, Machado de Assis critica a sociedade do século XIX, que devido à ascensão do Cientificismo, passou a enxergar a ciência como a única capaz de justificar os atos humanos e conduzir os indivíduos ao sucesso.
  O conto se passa na pequena vila de Itaguaí, tem o médico Simão Bacamarte como personagem principal. Simão é considerado o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas, apesar de ter estudado no exterior, optou por regressar ao Brasil e se estabelecer na pequena vila.