quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Um Ano Inesquecível


Título: Um ano Inesquecível
Autoras: P. Pimenta, B. Dewet
B. Vieira e T. Rebouças
Editora: Gutenberg
Ano: 2015
Páginas: 400

Em Todas as Estações

  Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na juventude: os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas...
  Bom pessoal, o livro Um Ano Inesquecível vai reunir quatro contos, um para cada estação do ano. A primavera ficou por conta de Bruna Vieira, Thalita Rebouças narra uma história ocorrida no verão; Babi Dewet ficou encarregada do outono e Paula Pimenta por sua vez, ficou com o inverno.
  O livro tem um caráter bem juvenil, os personagens principais têm entre 14 e 19 anos,  e vão passar pelos conflitos que vários jovens nesta idade enfrentam: desilusões amorosas, a indecisão de qual profissão escolher, o medo de decepcionar os pais, e também vão experimentar as sensações de amores e paixões.
 Algo que quero enfatizar, é que em todas as histórias o destaque vai é romance que os personagens vão viver. Os contos têm vários clichês, o que não quer dizer que sejam ruins, pelo contrário, clichês bem escritos podem se tornar bem interessantes para ler sabem? Se tornam leves, fluem bem, e penso que é sempre bom ter uma leitura mista tanto com temas leves quanto com temas mais densos.
   Agora vamos ao enredo dos quatro contos:
 O primeiro conto se passa no inverno, foi escrito por Paula Pimenta, chama- se Enquanto a Neve Cair e vai narrar a história de Mabel, uma garota de 14 anos que se vê "obrigada" a viajar com seus pais para o Chile, onde passará sua última semana de férias. A garota fica muito chateada, tudo o que ela mais queria era ficar no Brasil, em BH, e ir se divertir com as amigas Malu, Magê e toda a sua galera em um sítio, lá ela ainda poderia ficar de olho em sua paixonite: Igor. A contra gosto, Mabel embarca para o Chile junto com os pais e o irmão menor, Dudu. A princípio, Mabel reclama de tudo, principalmente de um garoto ruivo chamado Benjamim, mas, aos poucos, ela começa a enxergar a viagem de uma forma diferente, vive aventuras, conhece pessoas, e percebe que ir para o Chile não foi tão ruim assim...
 O segundo conto, chamado O Som dos Sentimentos, foi escrito por Babi Dewet, se passa no outono e narra a história de Anna Júlia, uma garota de 17 anos, que vive um dilema, cresceu ouvindo seus pais falarem que ela seria advogada, e durante certo tempo esse realmente foi seu desejo, mas, a garota já não sabe ao certo se esse sonho é seu ou dos seus pais. Simultaneamente, é narrada a história de João Paulo, um mineiro de 19 anos que vai para São Paulo e lá começa estudar em um conservatório de música. Quando Anna Júlia começa a fazer um estágio, ela passa todos os dias pela frente do Museu de Arte de São Paulo- MASP e começa a notar um garoto que toca e canta em frente ao museu, é claro que esse garoto é João Paulo, e ele também começa a reparar nela, e aos poucos, um começa a fazer parte da vida do outro. Gostei desse conto mas, na minha opinião, não fluiu tão bem quanto os outros, talvez pelo cenário, um pouco repetitivo, mas, ainda assim vale a pena ler.
  O terceiro conto se passa na primavera, chama-se A Matemática das Flores e foi escrito por Bruna Vieira, narra a história de Jasmine, uma garota de 17 anos, que cursa o 3ºano do ensino médio, e estaria praticamente com "o pé na faculdade", se não fosse por suas péssimas notas em matemática, que a deixam com medo de repetir o ano. Devido as "notas maravilhosas", a mãe de Jasmine surge com a ideia da filha ter aulas particulares com o temido Professor Carvalho, o que não agrada nem um pouco a garota. Todavia, um imprevisto faz com que Carvalho não possa dar aulas a Jasmine, mas, ele arranja um substituto: Davi, um estudante de engenharia, que consegue mostrar a garota que a matemática não é um bicho de sete cabeças como ela pensa. Jasmine ainda convive com a preocupação de decepcionar os pais, caso passe de ano e no vestibular, deve escolher o curso que ela deseja ou o que seus pais sempre desejaram pra ela?
  O quarto conto, e também o mais engraçado, foi escrito por Thalita Rebouças chama-se Amor de Carnaval narra a história de Flávia mais conhecida como Inha. Uma garota de dezessete anos que tem duas melhores amigas superloucas chamadas Tati e Kaká, a primeira sonha em ser uma blogueira bem famosa frequentadora da "ray society", enquanto a segunda tem certeza que casará com um príncipe de verdade. Um dia, quando as três estão em um camarote de carnaval, Inha acaba se perdendo das amigas, mas conhece um garoto chamado Humberto, popularmente, Guima. O acaba sendo bem engraçado, tem gostos bem parecidos com os de Inha, e se mostra interessado na garota, mas, ela teme abrir seu coração e sofrer outra desilusão amorosa (seu relacionamento anterior teve um doloroso para ela). Inha começa a "tirar a sua armadura" mas será que as coisas são como parecem?
  Bom gente, podemos realmente, ao ler, pensar que os personagens se apaixonam rápido, o que não deixa de ser verdade, entretanto, deve-se levar em conta que as histórias se passam nas estações, que duram em média no máximo 3 meses, além do mais um conto, naturalmente, não é tão extenso, de modo que é normal que as coisas aconteçam um pouco mais rápido.
  Eu gostei do livro, foi uma leitura leve e divertida, aconselho que vocês leiam :)
  Até mais... ;)

.......1111111111111111

2 comentários:

  1. É um livro bem leve que encanta fácil o leitor né. E realmente, a juventude guarda os melhores momentos. Já me sinto velha hahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O Projeto Rosie", vem conferir!

    ResponderExcluir
  2. Sim, é bem leve...
    Velha?! haha, que nada
    Vou conferir a resenha!

    ResponderExcluir